quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Os primeiros 1000 dias de vida


Os primeiros mil dias de vida incluem os 270 dias da gestação, 365 dias do primeiro ano e 365 dias do segundo ano de vida. Mas por que esse período é tão importante? Observa-se que nesta fase pequenas atitudes podem ter um impacto enorme no futuro desse indivíduo. É, portanto, uma janela de oportunidades para os pais implantarem hábitos saudáveis, que potencializam genes promotores da saúde e suprimem genes promotores de doenças. Para aproveitar essa chance, os pais e cuidadores precisam se informar, conhecer o que é realmente saudável e indicado para cada faixa etária, quebrar tabus, não apenas seguir reproduzindo o que vinha sendo feito sem conhecimento. Não vale o "fui criado assim e sobrevivi", pois desejamos que nossos filhos possam muito mais do que "sobreviver".

Alguns aspectos e cuidados durante o período gestacional, como ganho de peso em excesso ou insuficiente, tabagismo, consumo de álcool, controle de doenças crônicas e infecciosas maternas são de extrema importância, portanto um pré-natal cuidadoso trará grandes repercussões para este ser em formação. Um bebê que sofreu restrição durante o útero, por exemplo, e nasce abaixo do peso pode ter recebido uma mensagem para sua memória celular de que deverá seguir a vida acumulando o máximo de tecido de reserva gorduroso para sobreviver. Da mesma forma, um bebê que nasce acima do peso terá impacto em sua programação celular. Hoje sabe-se também que a via de parto pode contribuir para aspectos de saúde e doença, por influenciar na microbiota intestinal do bebê, o que tem relação com o desenvolvimento de alergias e da função intestinal.

Nos primeiros 2 anos de vida, o aleitamento materno possui um destaque importante para a prevenção de obesidade e doenças crônicas no futuro deste bebê, dentre outros muitos benefícios. Na sequência, a introdução alimentar saudável, com um suporte nutricional adequado quantitativo e qualitativo, contribui para promoção de saúde, prevenção de doenças, estímulo ao desenvolvimento de um paladar para alimentos apropriados e implantação de hábitos de vida saudáveis. O seguimento regular com o pediatra deve ser realizado para esclarecimentos e orientações. É importante destacar o carinho e o respeito a esse ser em formação, pois a criança que se sente amada, apoiada e segura pode desenvolver suas capacidades e habilidades em plenitude. Muitos pais querem saber o que fazer para estimular o desenvolvimento de seus bebês, e a primeira resposta é: ama-los!

No período da gestação e dos 2 primeiros anos de vida, os pais têm uma oportunidade rara de influenciar o desenvolvimento de seu bebê. O acesso a informações atualizadas e o estímulo a hábitos saudáveis desde o início da vida pode apresentar um impacto enorme para o futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *